Classificação de Tubos HOBAS

Os tubos HOBAS podem ser classificados de acordo com:

  • Diâmetro
  • Rigidez
  • Pressão
  • Qualidade da resina

Diâmetro

Os tubos HOBAS nos tamanhos de DN 200 mm até 3.600 mm em classes com e sem pressão

Classificação de Acordo com a Rigidez

A rigidez de tubos refere-se à resistência à deflexão. Quanto maior a espessura da parede do tubo, maior a sua rigidez e, portanto, a sua capacidade de resistir a cargas externas de curvatura ou à baixa pressão interna.

Os tubos HOBAS das classes padrão de rigidez são considerados flexíveis, porque a deflexão de tubo tem um efeito considerável na distribuição de carga e de pressão no solo, com o resultado de que o solo tem um papel importante no sistema global de capacidade de carga. Do ponto de vista mecânico, provou ser útil classificar tubos PRV de acordo com a sua rigidez, em vez da espessura da parede.

Classes de Rigidez
SN 2500 Esses tubos são principalmente usados para Relining e instalações acima do solo, onde há somente cargas menores.
SN 5000 Tubos com essa rigidez são escolhidos para cargas menores, por exemplo, quando instalados em solo misto a 3 m de profundidade e com uma carga útil correspondendo a um caminhão de
60 toneladas.
SN 10000 Esses tubos são concebidos para cargas altas, por exemplo, para a instalação em solo misto a 4 m de profundidade e com uma carga útil correspondendo a um caminhão de 60 toneladas com pouca cobertura de solo.
SN >10000 Classes mais altas de rigidez para instalações abaixo do solo podem ser necessárias especialmente com cargas combinadas atuando no tubo (p. ex., pressão negativa, cargas externa).

SN...Rigidez Nominal em N/m²

Classificação de Acordo com as Classes de Pressão

A classificação de pressão nominal (PN) indica a máxima pressão operacional em bar, para a qual o tubo foi concebido e que ele consegue suportar. Cada classe de pressão pode ser combinada com uma classe de rigidez. Os sistemas de tubo HOBAS estão disponíveis nas classes de pressão de PN 1 a PN 32.

Qualidade da Resina

Existe uma correlação direta entre a resistência química do tubo e a qualidade da resina usada. A qualidade padrão (VA) é resistente a águas residuais domésticas e à corrosão por sulfato de hidrogênio (H2S). Outras qualidades de resinas (viniléster) para maiores exigências estão disponíveis a pedido.