Resistência à Abrasão

Os tubos HOBAS Pipes apresentam uma excelente resistência à abrasão como resultado de um revestimento particularmente elástico e muito liso, produzido por centrifugação.

O Instituto de Darmstedt de Engenharia Hidráulica e Hidrologia desenvolveu um método para a verificar a resistência. Conhecido como o Método de Darmstadt, o ensaio agora é definido em várias normas. Ele consiste em colocar uma seção de tubo semicircular em uma mistura específica de areia/cascalho/água em um balanço, que inclina alternadamente para cima e para baixo para simular características de fluxo. Vários materiais de tubo têm sido testados nos Laboratórios de Pesquisa e Engenharia James Hardie na Austrália. Em seguida, o desgaste foi medido, em intervalos regulares, em uma seção do meio com um comprimento de 470 mm da amostra de ensaio. Depois, os resultados foram agrupados em função do número de movimentos das amostras.

A abrasão dos tubos HOBAS para aplicações padrão identificada durante esse ensaio era de 0,2 mm em média, depois de 100.000 ciclos. Uma série de ensaios executados no instituto de ensaios de materiais confirmou os resultados. A norma exige que a camada de barreira não deve ser exposta após 100.000 ciclos. Consequentemente, com a camada de revestimento de tubos centrifugados com uma espessura de 1 mm, atinge-se cinco vezes o fator de segurança.