Sistemas de Tubo HOBAS para Aplicações Não Destrutivas

 

Cravação de tubo

Quando linhas de tubo são instaladas em áreas densamente povoadas, habitats naturais protegidos ou abaixo de estradas fortemente frequentadas, a cravação é muitas vezes a solução menos invasiva. Graças à centrifugação, tubos de gravidade e de pressão da HOBAS podem ser concebidos e fabricados com a resistência compressiva e espessuras de parede exigidas para as forças necessárias de cravação.

Com a sua superfície externa lisa, quase não absorvente, as tolerâncias restritas do diâmetro externo e a estrutura de parede comparavelmente leve, os sistemas de cravação PRV-C HOBAS possuem as cargas necessárias mais baixas de cravação na indústria, altas taxas de instalação, sendo assim adequados para percursos muito compridos e também curvados. Os tubos De 3000 HOBAS foram cravados, por exemplo, em um alinhamento curvado de mais de 900 metros em um único percurso.

Além de fornecer propriedades hidráulicas excelentes, a manutenção e desinfecção da superfície interna totalmente lisa é muito fácil adicionando a cravação ao portfólio de instalação de linhas de água potável, em que a higiene desempenha um papel fundamental.

A relação pequena entre diâmetro externo e diâmetro interno fornece várias vantagens. Por exemplo, máquinas menores de cravação são usadas para os tubos, o que significa menos equipamentos e uma redução de custos, menos material de escavação e uma capacidade maior do tubo.

Juntas e acessórios adequados para cada aplicação garantem um sistema completamente livre de vazamentos.

 

Cravação de tubos curvados

Por motivos econômicos e ambientais, a cravação de tubos curvados é cada vez mais especificada por designers e clientes. A divisão do percurso em seções retas com curvas dentro dos poços requer o uso de uma quantidade maior de poços e, em muitos casos, de poços mais profundos. Com percursos curvados, a quantidade e a profundidade desses poços de cravação podem ser otimizadas frequentemente.

 

Os tubos de cravação PRV-C HOBAS possuem benefícios únicos no que diz respeito aos alinhamentos curvados. Neste caso, a sua alta resistência compressiva e sua elasticidade são características especialmente favoráveis. Graças à elasticidade do material PRV, os tubos de cravação HOBAS reagem a cargas excêntricas através da deformação do espigão. Portanto, os tubos permanecem em pleno contato um com ou outro, sem anéis de embalagem de madeira. Isto permite uma transmissão ideal das forças de cravação e uma precisão de direção mais alta.


Todas as instalações de produção HOBAS na Europa possuem o certificado da norma de cravação ISO 25780 pela TÜV Süd.

 

 

Benefícios HOBAS

  • Alinhamento curvado
  • Menor custo de máquinas
  • Menos material de escavação
  • Taxas de instalação mais altas
  • Maiores comprimentos de percurso
  • Menos poços necessários
  • Precisão de direção mais alta
  • Menores forças de cravação necessárias
  • Propriedades hidráulicas excelentes
  • Menos manutenção
  • Longa vida útil

 

Reabilitação por Relining

Quando reparos em pontos específicos em linhas de tubo deterioradas não são mais viáveis, autoridades são confrontadas com a decisão entre a reabilitação ou a substituição do tubo. A segunda solução tem a desvantagem de ser muito cara e invasiva nas áreas urbanas, em que as maiores redes de esgoto estão localizadas.

 
O Relining é um processo, em que a linha de tubo existente, em vez de ser substituída, é reabilitada por Relining com um novo tubo de diâmetro menor para renovar o tubo original para continuar com o serviço. Devido ao seu peso leve, à resistência à corrosão e à conexão simples com juntas push-together e por serem rígidos para resistir a forças de argamassa, os sistemas PRV-C e Linha NC HOBAS são ideais para esta aplicação. Sobretudo, um fluxo máximo de massa é garantido graças à superfície interna lisa (baixo coeficiente de rugosidade) e à estrutura de parede relativamente leve dos tubos HOBAS.

Volume de Entrega
Diâmetro Externo [De] 272 - 3600 mm
Pressão Nominal [PN] 1 - 10 bar
Rigidez Nominal [SN] 32000 - 1000000 N/m²
Produtos Suplementares - Acoplamentos push-to-fit práticos
- Tubos a montante / a jusante para estações intermediárias de cravação
- Lubrificação - bicos de injeção
- Poços para obras de cravação
- Relining com tubos padrão e perfis não circulares (Linha NC)